Skip to content

Vereadores representam São Simão na XXII Marcha dos Legislativos Municipais em Brasília

O presidente da Casa do Povo, Lucas Vasconcelos, acompanhado dos vereadores Adriano Pimenta, Ailton Lopes, Evaldo Elefante, Laerte Nogueira, Ludgero Neto, Raufi Diones, Vilarinho, Welington Carvoeiro e do Diretor de Controle Interno, Guilherme Peixoto, participaram entre os dias 26 e 29 de abril da XXII Marcha dos Legislativos Municipais, em Brasília.

O evento é de mobilização nacional e serve como estratégia de atuação para levar reivindicações ao Governo Federal e troca de experiências com todas as Câmara Municipais de todo o Brasil.

O vereador Ludgero Neto, que tem 4 mandatos, destacou que a participação dos representantes do Legislativo Municipal foi importante. “Ótimo evento onde falamos sobre a necessidade de valorizar o trabalho do legislativo municipal, seu importante papel e força. Muita alegria e satisfação em representar nossas queridas São Simão e Itaguaçu”, afirmou.

Os vereadores buscaram também informações sobre como podem atuar para o fortalecimento do movimento municipalista.

Para o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Laerte Nogueira, a mobilização de praticamente todos os municípios do país é fundamental, pois o municipalismo sendo forte os resultados aparecem em prol da população. “Os anseios e as melhorias em benefício à população são praticamente os mesmos, cabendo aos representantes de cada município estarem engajados na busca de melhor qualidade de vida aos munícipes. E é isso que buscamos fazer sempre por São Simão e Itaguaçu”, salientou.

De acordo com o vereador Adriano Pimenta, a Marcha é o símbolo da luta incansável pela autonomia municipal e pelo fortalecimento do poder local, sendo que todos são parte fundamental dessa história. “A presença dos poderes municipais na Marcha é fundamental a fim de fortalecer o movimento e dar voz às nossas demandas. Foi muito boa a nossa presença em Brasília”, avaliou.

O vereador presidente Lucas Vasconcelos, ressaltou: “A Marcha a Brasília é muito importante para debater políticas públicas e crescimento dos municípios, entender as demandas e o que pode ser feito para melhorar a vida da população, são muitos obstáculos a serem enfrentados. Gestão é fundamental para crescimento dos municípios”.

Todos os anos, milhares de vereadores de todo país se reúnem na capital federal.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi cancelada em 2020 e 2021 em razão da pandemia da Covid-19.

O maior evento municipalista da América Latina é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com apoio das entidades estaduais e microrregionais municipalistas. As atividades centrais ocorreram no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília.

Participaram do encontro os pré-candidatos à presidência da República, ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ex-ministro Ciro Gomes, senadora Simone Tebet, do ex-governador de São Paulo, João Dória, e do Presidente Jair Bolsonaro.