Vereadores participam de reunião que definiu a implantação de Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar no município

Vereadores participam de reunião que definiu a implantação de Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar

Aconteceu no gabinete executivo na manhã desta terça-feira (17/10) uma reunião mediada pela vereadora Jane Vilarinho, envolvendo a presença do prefeito Ibinho, Capitão Da Silva da Regional de Rio Verde, o Comandante do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), Tenente-Coronel BM Cléber Cândido de Oliveira e do Comandante da Companhia Independente Bombeiro Militar de Quirinópolis, 1º Tenente BM Roberto Cezar Lima Tosta.

Na pauta, foi discutida a implantação de uma Unidade Operacional de Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar em São Simão. O município atualmente é atendido pelo Comando Regional de Quirinópolis.

Em sua fala inicial, Jane Vilarinho agradeceu ao apoio da deputada federal, Flávia Morais, em favor da implantação do batalhão na cidade e destacou ainda que, a instalação de um grupamento do Corpo de Bombeiro Militar é fundamental para agregar valor à segurança pública.

“Falo em nome de todos, porque foi uma conquista nossa. Tudo começou com um requerimento, que antes de ter sido protocolado na Câmara, foi discutido com o prefeito que apoiou-me, dizendo que eu poderia estar correndo atrás. É uma batalha que estamos travando desde janeiro, mas é uma conquista de todos os vereadores. A maior parceria que tivemos, desde o início, foi da deputada Flávia Morais. Estou muito agradecida, pois é um sonho que está quase se realizando, principalmente, por conta do empenho e dedicação do prefeito”, animada destacou a parlamentar.

Também articulador do projeto para São Simão, o prefeito Ibinho parabenizou a parlamentar Jane Vilarinho pela propositura e a Câmara pela parceria de sempre.

“O município está geograficamente num ponto estratégico e se Deus quiser, dentro em breve, a população poderá contar com uma unidade do Corpo de Bombeiros, em São Simão”, frisou o prefeito.

O Comandante do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), Tenente-Coronel BM Cléber Cândido de Oliveira, diz que a reunião preliminar foi um importante passo para a implantação da instituição no município. “A união e esforço de todos são importantes, não depende só do Corpo de Bombeiros, e sim de uma parceria entre governo do estado, prefeitura e entidades privadas. Então, precisamos reunir todos esses esforços para que possamos concretizar esse sonho do município, que é de longa data. Temos muitos fatores positivos, mas é um trabalho que exige muita dedicação e comprometimento de todos”, disse.

Sobre a viabilidade da instalação da instituição, o Comandante afirmou que é possível, mas que o custo para sua implantação é elevado. “Tanto a prefeitura quanto a Câmara Municipal estão empenhadas em ajudar, dessa forma, acredito que esse quartel vai ser realizado e concretizado aqui, sim! Quando se quer fazer, a coisa acontece”, falou.

De acordo com o Comandante Cléber, uma das metodologias do Corpo de Bombeiros é executar os projetos alicerçados no planejamento das ações. Ele ressaltou a importância da presença do Corpo de Bombeiros nas cidades que estão em franco desenvolvimento e lembrou que além de apagar fogo e regatar vidas, a instituição atua estrategicamente nas ações de Defesa Civil, como prevenção de acidentes e tragédias e ainda realiza trabalhos de auxilio às administrações públicas.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Pimenta, elogiou a vereadora Jane Vilarinho pelo empenho e luta pela instalação do Grupamento na cidade e ao prefeito Ibinho, pela parceria com a instituição na cessão do terreno que abrigará o prédio do pelotão.

“Hoje, recebemos os membros da corporação, para traçar alguns objetivos comuns, tendo em vista que desde o início do ano, a vereadora Jane Vilarinho trabalha para efetivação da instalação da uma unidade dos Bombeiros Militares no município. Estamos muito esperançosos de que em breve São Simão e Itaguaçu contarão com uma equipe e estrutura completa do Corpo de Bombeiros. Ter o apoio de um batalhão na cidade elevaria o nível de segurança para a comunidade. Esta ação vem para acrescer a segurança de todos”, explicou Adriano.

Lazinho Lacerda, vereador e 2º secretário da Mesa Diretora da Casa Legislativa, avaliou, também, de forma positiva o encontro e agradeceu à vereadora Jane pelo empenho e luta pela vinda da corporação.

“A instalação de um batalhão do Corpo de Bombeiros, na cidade, é uma das mais antigas reivindicações da população, e tanto a colega vereadora Jane Vilarinho quanto o prefeito Ibinho estão de parabéns pela iniciativa”, ressaltou.

A vereadora Ana Maria, destacou que na qualidade de Técnica em Enfermagem e Socorrista do SAMU, a implantação da unidade em São Simão, é muito bem-vinda.

“O Corpo de Bombeiros só vem a somar. Parabéns ao prefeito por ter aberto as portas para a instituição e à Câmara Legislativa pela importante parceria”, frisou.

Depois da reunião, uma visita técnica foi feita no local escolhido para abrigar o quartel, que está localizado na Avenida Goiás, sentido Praia do Lago Azul, próximo ao Restaurante Tropical.

Participaram também da reunião o vice-prefeito Dr. Wallisson, o Presidente da Câmara Municipal, Adriano Pimenta, os vereadores Lazinho Lacerda, Ana Maria, Baiano Carvoeiro, Antônio Camilo, Fábio Kebinha, Ludgero Neto e Leopoldo Pereira.